posts recentes

arquivos

tags

participar

Sexta-feira, 16 de Agosto de 2013
[IECT]Robô DETI PIC

No final do semestre (primeiro), foi-nos proposto na u.c. de Introdução à Engenharia de Computadores e Telemática (IECT) a programação e manuseamento do robô desenvolvido pelo DETI chamado DETI PIC. Durante as aulas práticas teríamos que resolver os protocolos estabelecidos e consequentemente realizar um relatório do mesmo (encontra-se em anexo dois deles!). Para a programação deste Robô utilizamos o software DETIn-Chanting (também este criado por alunos do DETI) desenvolvido a partir de linguagem JAVA e C++ e adaptado do Enchanting, desenvolvido para robôs da LEGO. (http://enchanting.robotclub.ab.ca/tiki-index.php)

 

Este robô é constituído por dois motores DC sem realimentação, três sensores de distância frontais cobrindo um ângulo de aproximadamente 45 graus para cada lado do robô, cinco sensores de brilho na parte inferior do robô e quatro led's na parte superior. O robô dispõe ainda de dois botões, um interruptor e uma porta USB. Este robô foi desenvolvido de forma prática e intuitiva à introdução à programação deste tipo de máquinas. Para fazer o upload entre o robô e o computador utilizámos um cabo USB 2.0.

 

Resumo (relatórios em anexo)

Pretende-se através deste relatório expor sob forma escrita, o nosso desempenho e objetivos alcançados na aula de Introdução à Engenharia de Computadores e Telemática. De modo a responder ao protocolo que nos foi estabelecido, programámos o robô DETI PIC, desenvolvido pelo Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, e com isso tentar de forma satisfatória atingir os objetivos principais do mesmo.

 

Anexo

relatorio_1.pdf

relatorio_3.pdf

 

Saudações Académicas

Rui Oliveira




mais sobre mim

 

Agosto 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
24
25
26
27

28
29
30
31